Pelo lado selvagem de Portugal- 2ª etapa – de Melides ao Algarve

Aproveitando o 2º fds prolongado de Dezembro lá fomos nós continuar a volta a Portugal. 5 jipes, arrancámos da praia de Melides em direcção à albufeira de Morgavel. É sempre tentador descer a Costa de Vicentina junto à costa, mas além de já ser zona conhecida, é mais difícil conseguir um percurso sem apanhar alcatrão. Assim, seguimos sempre pelo interior em direcção a uma cascata pouco comum na zona de Vila Nova de Mil Fontes. Dada a altura do ano, ninguém se encontra naquele fabuloso local o que permitiu um acampamento especial.

No dia seguinte foi o momento de conhecer a cascata, seca diga-se, algo incomum nesta altura do ano. Seguindo caminho pelos montes e vales ao largo da costa, o bom tempo permitiu-nos apreciar as fantásticas paisagens sobre a zona costeira. Até aqui o percurso tinha sido fácil, sem dificuldades, mas tudo mudou no final de uma das muitas subidas. Além de inclinada, tinha um degrau de pedras mesmo na parte mais inclinada. Após verificação a pé, escolhemos a Hilux que com bloqueios em ambos os eixos e guincho teria mais hipóteses de conseguir transpor o obstáculo e de puxar os que não conseguissem. Seguiu-se a L200 e o Did. O Isuzu e o Range já só passaram a guincho.

Continuámos o percurso pelo Alentejo selvagem, com menos um veículo que teve de abandonar  o passeio antecipadamente, até ao outro local especial do percurso, o Pego das Pias. Local extraordinário de verão mas igualmente belo de inverno. O 2º acampamento já de noite, após  algumas dificuldades para encontrar um local ideal, escondido o suficiente, foi junto ao rio Mira. Estaminé  montado, fogueira acesa, conversas e risotas  pela noite dentro. No dia seguinte continuámos o percurso pelos montes de Odemira, já em direcção à  Costa Atlântica Algarvia, até  à fronteira entre o Alentejo e o Algarve onde demos por terminado o passeio.

Mais fotos aqui!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s