Viagem a Marrocos 2016

Este ano a viagem a Marrocos teve um significado especial. Foi a primeira vez que o nosso bebé saiu da Europa e entrou neste maravilhoso país. Não foi uma decisão fácil. No verão passado, com apenas 5 meses, já tínhamos ido à Croácia de carro, mas desta vez teríamos de sair do conforto europeu, da proximidade de qualquer hospital. Ali, sabíamos que iríamos estar a centenas de kms de um hospital e separados por caminhos de terra. No entanto e tendo em conta o bom conhecimento do país que fomos adquirindo nos últimos anos, decidimos ir à aventura com o nosso bebé de 1 ano e concebemos um percurso fácil com passagens por albergues de modo a dividirmos as noites “selvagens” com os albergues.

O objectivo era sair de Beni Mellal em pista e atravessar os Atlas até às gargantas de Dadés, seguir para Merzouga atravessando o Jbel Saharo e por fim atravessar o deserto entre Merzouga e Zagora e novamente o Jbel Saharo em direção a Ouarzazate. Só não contámos com os nevões que tinham caído na semana anterior a termos chegado. A viagem calma e relaxante, nos primeiros 2 dias acabou por se tornar um dos maiores desafios TT por onde tenho passado. Foi quase 1 dia inteiro para transpor um monte, abrindo caminho por entre a neve e lama com o HDJ100 e a preciosa ajuda das placas de desatolamento e de alguns marroquinos que prontamente se dispuseram a ajudar. Uma aventura e tanto! Ainda tivemos de desistir do caminho para as gargantas do Dadés devido à neve seguindo por estrada para Todra. A partir daqui o caminho foi mais rolante mas não menos interessante. Ainda tivemos algumas passagens delicadas em areia mas notavelmente o Duster esteve à altura dos mais crescidos. Aliás nunca precisou de ser desatascado, seja na neve, lama ou areia.

Além das extraordinárias paisagens que Marrocos sempre nos mostra, ainda passamos por alguns locais verdadeiramente incríveis como o Grenier de Aoujgal, pequenos refúgios incrustados nas falésias de uma garganta de 400m de altura, ou as noites “selvagens” num oasis no meio do Jbel Saharo e no topo de uma colina no deserto. O nosso bebé ainda teve a oportunidade de experimentar andar de dromedário pelo Erg Chebbi.

Ficam algumas imagens da nossa viagem. Para ver o álbum completo no flickr aqui!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s