Mais algumas imagens da A6000 com a sony 18-105mm f4 e a samyang 8mm f2.8

F&N-55

Há uns dias atrás tive a oportunidade de usar a A6000 com as lentes sony 18-105mm f4 e a samyang 8mm f2.8 num casamento, em vários ambientes e situações e onde pude retirar algumas impressões.

Ao nível da qualidade da imagem a A6000 é notável. Quer em termos de dinâmica, quer em termos de ruído é bastante boa sem dúvida. E tendo em conta que é um sensor APS de 24 mpx contra os 16 mpx da nex-6, o facto de conseguir ter a mesma performance em termos de ruído é notável!

No que toca às lentes as observações anteriores mantêm-se. A 18-105mm é uma extraordinária objectiva para eventos e todas as situações onde não haja muito tempo para mudar de lente. Em fotografia, ao centro, a imagem é bem definida em todas as distancias focais, mas nos cantos requer que se feche a abertura. No entanto nos extremos da imagem os cantos nunca ficam totalmente definidos independentemente da abertura. É o compromisso necessário para uma objectiva com tanta amplitude e f4 constante! No que toca a distorções é necessário a correção, seja ela automática ou não, mas pelo menos para mim não me causa problema algum. Curiosamente tendo em conta a amplitude da lente, não notei problemas com aberrações cromáticas nem mesmo em f4. Não sei se foi da correção automática ou não, mas o que é certo é que depois de processadas em Lightroom não têm nenhuns desses problemas. Para vídeo esta lente é francamente fenomenal! A máquina corrige todo o tipo de distorções e com um alcance de 6x e com abertura constante é realmente uma objectiva única. E curiosamente tendo em conta o tamanho é bastante leve! Uma das coisas que me apercebi que funciona muito bem  em vídeo é o zoom. Não o power zoom mas o normal. É muito suave e consegue-se trabalhar com ele fazendo pequenos ajustes contínuos em gravação sem tremer. É como usar um zoom motorizado mas muito mais prático e rápido.

No caso da samyang 8mm não há muito a dizer. Uma lente maravilhosa com muita boa definição desde f2.8 que consegue ser ainda melhor que a versão para as SLR. É sem dúvida a minha objectiva favorita. Bem usada consegue-se perspectivas únicas e diferentes e ao contrário das grandes angulares rectas os cantos não ficam esticados. Mas o horizonte também não fica direito… opções!

A minha maior dúvida no entanto era em relação ao autofócus e como se comportaria em situações de pouca luz. Com boa iluminação a máquina é rápida sem dúvida e substitui bem uma SLR. No entanto quando os níveis de luz baixam, como numa cerimônia, não é comparável a uma SLR em rapidez nem em capacidade de focar em zonas de pouco contraste. Pelo menos assim o é quando no modo AF-S (single shot) independentemente se o ponto de focagem é ao centro ou no modo zona. O que me deixou curioso foi o facto de que se colocar a máquina em focagem continua (AF-C) e os pontos de focagem no modo de zona, ela parece focar mais rapidamente! No visor vê-se perfeitamente os pontos de focagem no modo fase a funcionar e com pouca luz na prática funciona bastante bem. Não sei se a máquina apenas aciona a focagem por fase em AF-C mas o que é certo é que obtive melhores resultados. O problema é que se pretender apenas focar num ponto especifico como no olho, é bem possível que a máquina escolha outro ponto se tiver mais contraste.

Um pormenor em relação à 35mm f1.8. O anel de focagem é demasiado lento ou seja se pretender mudar lentamente o ponto de focagem manualmente num clip de vídeo, muitas das vezes não tenho rotação suficiente para o fazer de uma vez só, ficando o clip descontinuo. É um problema recorrente nesta objectiva e que atrapalha muitas das cenas que pretendo filmar. Curiosamente e felizmente, a 18-105mm f4 não tem esse problema. Com uma rotação continua do anel de focus consigo passar de um ponto muito perto para o infinito sem parar.

Algumas imagens… o primeiro conjunto referem-se ao casamento e o segundo a um pequeno passeio pela zona de Troia.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s