As primeiras impressões com a A6000

DSC08555

E cá está ela! A novíssima A6000, sucessora da nex-6 e que muita expectativa me tem provocado com as novas funcionalidades anunciadas. À cerca de um ano troquei a minha última DSLR, ou melhor falando SLT, por uma nex-6 de modo a conseguir os mesmos resultados em fotografia e em vídeo mas reduzindo o peso que em caminhadas e montanhismo sempre foi um dos grandes problemas de andar com DSLRs. Em termos de imagem ganhei em nível de ruído, algo que na A77 era francamente problemático, mas perdi no campo da focagem em pouca luz e principalmente na maneabilidade. Na nex aceder às funções é um processo mais lento e demorado. Então se for preciso ir ao menu… O vídeo e respectiva qualidade, nomeadamente os 50p, algo imprescindível para mim, mantiveram-se assim como o “moire” e o “aliasing” infelizmente!

Quando comecei a ler sobre esta nova “nex”, agora alpha também, algumas coisas me saltaram à vista. Focagem mais rápida, 24mp, menus da Alpha e um preço bem em conta tendo em conta o pacote! No site Imaging Resource vi alguns comparativos de imagem onde onde me pareceu ser muito idêntica à nex-6 só que com 24mp! Mesmo a nível de ruido o que é bastante bom. Sinceramente a parte da fotografia nunca foi muito preocupante já que era mais ou menos esperado que a qualidade fosse bastante boa como a sony já nos tem acostumado, mas no caso do vídeo é onde as dúvidas se mantinham. Como trabalho em videografia esta é uma componente muito importante para mim de modo que a expectativa era grande também. No entanto após leitura de algumas impressões aqui e no site EosHD onde dizem bastantes “coisas boas” desta máquina no modo vídeo, eu e a minha namorada decidimos vender a A57 e comprar a A6000 ficando assim com um sistema de encaixe E com duas máquinas e objectivas. Com ela vieram também uma Samyang 8mm f2.8 (tinha a 8mm f3.5 para A que vendi também), um adaptador para Nikon para usar a 70-210 f4-f5.6, e uma Sony 18-105mm f4 OSS, que ainda estou à espera, que se juntam à 35mm f1.8 OSS e à mini 16-50mm f3.5-f5.6 OSS.

Assim que recebi a máquina a primeira coisa que fiz foi navegar nos menus e configurar a máquina. E foi então que as primeiras surpresas começaram a aparecer. Os menus ao estilo das Alphas “grandes” tornam-se muito mais fáceis de manusear, sem dúvida um grande upgrade. Pude também constatar algumas novidades que não existiam nas sony anteriores como a possibilidade de controlar a velocidade e o tempo de reação do autofócus  em vídeo, algo que ainda tenho de experimentar melhor, ou o controlo do tamanho dos ponto de focagem algo muito importante dado que na nex-6 a area de focagem pontual era demasiado grande o que provocava que por vezes a máquna focava no objecto errado! Também um grande upgrade em relação à nex-6 são a possibilidade de customização dos diversos botões da máquina com bastantes mais funções que aquelas disponíveis na nex-6. Por exemplo agora é possível mapear um botão para mudar o AF/MF ou permitir que a exposição seja controlada com o simples rodar da roldana inferior ou superior, algo muito útil diga-se. Outras funções novas e que costumam ser apenas no âmbito das máquinas de filmar mas que agora estão à nossa disposição é a função zebra com varias percentagens e a possibilidade de MF assistida mesmo quando se está a gravar vídeo!

Do pouco tempo que pode experimentar a máquina nestes dias ja deu tirar algumas impressões. O autofócus, à lua do dia é bastante rápido sem dúvida. Mais ou menos que a nex ou as outras não sei e também não é muito relevante. Mais importante é o comportamento com pouca luz e aqui a diferença para a nex-6 é pequena se é que existe alguma. Neste aspecto, e apesar de já não ter a A77, esta parece-me ser mais rápida nestas circunstancias. A performance da máquina em geral é mais rápida que a nex no que toca a ligar e a desligar. Por vezes a nex ficava um pouco parada antes de desligar algo que parece que não acontece com a A6000. Em relação ao óculo, ainda não os comparei diretamente mas apesar da menor resolução do da A6000 a imagem é bastante boa e nem se nota assim grande diferença. Talvez quando comparar  os dois diretamente seja mais perceptível a diferença.

Entretanto poderão ver algumas imagens e videos tiradas num evento noturno em Lisboa e de um Bootcamp. Todas as imagens foram tiradas em raw e não têm qualquer tipo de edição, seja na exposição , seja no ruído. Objectivas usadas: Sony 35mm f1.8, Sony 16-50mm, Nikkor 70-210f4-5.6 e Samyang 8mm f2.8. Todas as objectivas numa primeira analise funcionaram bem exceptuando o caso da Samyang que, mesmo quando estava para focar no infinito, na abertura maior, as imagens pareciam desfocadas para objetos a mais de 50m. Este problema foi resolvido abrindo a objectiva e retirando um dos espaçadores de cobre (ver instruções aqui).

 

Advertisements

2 thoughts on “As primeiras impressões com a A6000

  1. Se não for indescrição, poderá partilhar a loja onde comprou a Sony A6000 e qual o valor?

    Quero comprar uma e ando à procura da melhor loja com o melhor preço, obrigado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s