Marrocos: Agadir – Plage Blanche – Amtoudi – Marrakeche

Depois das autoestradas espanholas e marroquinas para chegar a Agadir, entramos no “verdadeiro” Marrocos mais inóspito. Foram 700km seguidos de pista, por entre falésias, montanhas, praias e planaltos a perder de vista. No fim do percurso ainda fizemos uma caminhada pelos Agadirs de Amtoudi e sua garganta com as suas piscinas naturais. Aqui ficam algumas das imagens captadas na viagem.

 

Lisboa – Agadir

Autoestrada, ferry, autoestrada… durante dois dias bem preenchidos, tudo para chegar a Agadir, prontos para as pistas! Dormimos no parque de campismo em Moulay Bousselham e tivemos a primeira experiencia da viagem em comida típica marroquina num dos muitos “Oasis” nas estações de serviço da Afriqua… se bem que a preços mais europeu.


Agadir – Tiznit

Depois de um pequeno  alamoço na pastelaria Tafernnout, em Agadir, as pistas para sul! 3º dia de viagem e primeiro em pista sempre ao longo da costa atlantica, passando por pequenas casas piscatórias incrustadas nas falésias, até pouco antes de Tiznit onde acampámos. Ainda tivemos de passar uma grande zone dunar onde uma das viaturas teve de contornar pela praia dada a dificuldade da mesma.

Tiznit – Guelmim (arredores)

2º dia de pista. Após uma comprinhas no mercado de Tiznit, seguimos pelo interior por entre montanhas dos Anti-Atlas, por caminhos pedregosos e passando por campos de oliveiras. Uma paragem a meio da tarde para dar mimos a uma das viaturas! Motor de arranque não queria trabalhar. Resolvido o problema, e após um Tea-à-la Menthe, o acampamento no planalto já a poucas dezenas de km da Plage Blanche.

Guelmim – Plage Blanche

Após nos encontrar-mos com dois amigos logo pela manhã que só poderam sair de Portugal dois dias mais tarde, a praia branca com o seu areal a perder de vista. Umas banhocas e surfadas e seguimos pelo areal a fora. Ainda tentámos ir até ao fundo da praia já depois da saída para o interior, mas as viaturas não conseguiram progredir. Seguimos então pela parte de cima da falésia até umas dunas onde fizemos o nosso 3º acampamento.

Plage Blanche – Amtoudi

4º e 5º dia de pista. Depois de uma noite nas dunas, umas fotografias e rumo ao norte, direção Amtoudi pelo interior dos Anti-Atlas. Passamos num albergue para tomar um chá e ainda fomos visitar as ruínas de antigo forte Tafnidilt, onde almoçamos comida tradicional de campismo… Os planaltos deram lugar aos vales pedregosos e às montanhas e fomos presenteados, já quase a chegar a Amtoudi com uma das mais belas paisagens da viagem, quando chegamos ao cume de uma fileira de montanhas com uma crista rochosa no cimo. Já em Amtoudi, depois da vistoria do camping (o primeiro em 5 dias…) um jantar de tagines na localidade.

Agadirs e Garganta de Amtoudi

Após 5 dias  e 700 km de “off-road” o descanso às máquinas. No ano passado quando cá estive fiquei surpreso com a beleza histórica e natural deste lugar. Éra obrigatório lá voltar novamente. Farnel ás costas e lá fomos, primeiro  aos Agadirs, antigas fortalezas encrostadas no cimo de penhascos, e depois seguimos pela garganta e seu palmeral até às piscinas naturais e aos oasis. Apesar do frio ainda houve quem experimentasse o sabor de um banho nos Anti-Atlas. No dia seguinte, tomámos uma pista para norte, já em direção a Marrakech mas com o intuito de visitar mais um Agadir, este em ruínas e situado num penhasco quase inacessvel. Um verdadeiro momento Indiana Jones… A noite foi já passada em Marrakech onde jantámos na turística praça Jemaa al Fna

Marrakech e o regresso

10º dia de viagem e chegada á grande cidade Imperial. Momento de relaxe ou não! Na confusa medina com as motas a travessar as ruelas cheias de bijutaria, tapetes, candeeiros a atenção é a nossa melhor amiga. Negociar é o lema pra quem quer levar uma lembrança para casa. O almoço na praça permite um descanço e depois, mais compras! até ao fim do dia onde acabamos a jantar num dos muitos “snacks” no centro da praça. A noite é passada no Camping Relais de Marrakech e no outro dia o regresso por Tanger Med.

Galeria Picasa com mais fotografias da viagem e georeferenciação.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s