Menu Fechar

Categoria: Jimny 1.3

Memórias TT: Marrocos 2010 – de Merzouga a Foum Zguid (600kms)

Agosto de 2010, a estreia do Jimny em Marrocos, sozinho, sem Toys nem Mitsus, nas pistas do sul entre as duas maiores dunas de Marrocos. Foram 600 kms de 46º de dia e 37º à noite onde, como seria de esperar do pequeno japonês, esteve à altura dos mais crescidos. Apesar dos marroquinos com os seus KZJs insistentemente tentarem dissuadir a nossa passagem pelas zonas de areia, quem conhece o Jimny sabe do quanto este pequeno gigante é capaz. Ainda andámos meio perdidos no Erg Chigaga e acabámos por dormir com guardas dos “animais”, como eles diziam, que andavam a…

Memórias TT – Espanha 2010 – da Malcata a Béjar (285kms)

Era Dezembro, estávamos em 2010 e já há uns tempos que queria fazer as serras espanholas que delimitam as terras frias das quentes. E assim foi, sozinho no Jimny em total autonomia, com a cadela Mina em direcção a Gredos. Um percurso fácil, sem grandes dificuldades (para Jimnys…) onde a beleza da paisagem com os tons de castanho e verde característicos da região nesta altura do ano, foram a grande surpresa do percurso. Ficou na memória um acampamento junto a um rio serpenteando por entre os montes e um dos caminhos mais interessantes por onde já  passei, num planalto junto…

Portugal 2016 – do Alqueva ao Guadiana (210kms)

© OpenStreetMap contributors Inicio: AlquevaFim: MértolaAno de realização: 2016Distancia: 210 kms% off-road: 79% (2017)Duração: 3 dias Depois de Marrocos, um pequeno passeio alentejano na companhia de amigos. Começámos logo com um acampamento num monte junto à albufeira do Alqueva, um local lindíssimo, principalmente ao nascer do sol. O passeio no dia seguinte continuou junto à albufeira seguindo-se o rio Guadiana pela margem a leste. Infelizmente muitas dos caminhos do percurso estavam fechados a cadeado o que implicou alguns kms de estrada até Pedrogão. Daqui, continuámos por pista para sul, sempre junto ao Guadiana pela margem oeste, onde montámos o segundo acampamento. Mais…

Vídeo da viagem a Marrocos 2014

A vertente da viagem deste ano, organizada por guias da Azimute radical foi a travessia sul-norte das montanhas dos Atlas em pista pela zona central entre Zagora e Marrakesh. Devido à tendência de alcatroar grande parte das pistas para permitir o acesso a zonas anteriormente de difícil acesso, cada vez tem sido mais difícil percorrer largos kms sem encontrar alcatrão. No entanto com a ajuda preciosa do google earth, ainda tem sido possível arranjar percursos seguidos em pista. Uma das características mais notáveis de Marrocos é a extraordinária variedade de paisagens e este ano não foi diferente. Começando pelas dunas de…

Um Jimny no norte de Espanha – parte 1, 2 e 3

Três anos, três etapas da travessia do Norte de Espanha em TT. Comecei em 2010, na estreia do recem chegado Jimny branquinho, após regressar de Panticosa no Pirinéus, resolvi estrear o Jimny em TT em Espanha e durante dois dias, por entre gargantas e vales percorri cerca de 150kms na zona central do Norte de Espanha. Em 2011, fui propositadamente para o Norte de Espanha para continuar este percurso.  Desta vez andei por zona de montanha e parques naturais, mesmo a sul dos Picos da Europa. É uma zona de extraordinária beleza. Em Junho 2012, após a viagem aos Picos da Europa,…

Marrocos: Agadir – Plage Blanche – Amtoudi – Marrakeche

Depois das autoestradas espanholas e marroquinas para chegar a Agadir, entramos no “verdadeiro” Marrocos mais inóspito. Foram 700km seguidos de pista, por entre falésias, montanhas, praias e planaltos a perder de vista. No fim do percurso ainda fizemos uma caminhada pelos Agadirs de Amtoudi e sua garganta com as suas piscinas naturais. Aqui ficam algumas das imagens captadas na viagem.   Lisboa – Agadir Autoestrada, ferry, autoestrada… durante dois dias bem preenchidos, tudo para chegar a Agadir, prontos para as pistas! Dormimos no parque de campismo em Moulay Bousselham e tivemos a primeira experiencia da viagem em comida típica marroquina…

TT – Castro Verde, Reliquias

Após o festival Entrudanças, regresso a Lisboa por pista. O track que marquei no google earth, ia de castro Verde até Grandola, mas dado o pouco tempo para tanto kilometros apenas conseguimos chegar até Reliquias, na serra de Grandola. É um percurso muito variado que começa nos montes alentejanos, passa pela albufeira do Monte da Rocha e entra em seguida na serra de Grandola e no seu “sobe e desce” de corta-fogos. Cá ficam algumas fotos do passeio: